Exemplo do sistema de comércio de troca local
Negociação de câmbio local do Reino Unido e moedas complementares.
ASSIM QUE SEJA?
L ETS - Sistemas ou Esquemas de Negociação de Câmbio Local - são redes de ajuda mútua baseadas na comunidade local nas quais as pessoas trocam todos os tipos de bens e serviços, sem necessidade de dinheiro.
Soluções para a crise econômica.
LETS estão revitalizando comunidades em toda a Grã-Bretanha. Como iniciativas de base, eles estão abertos a todos - pessoas de todas as idades, habilidades e habilidades; clubes e associações locais; grupos voluntários, instituições de caridade, iniciativas comunitárias; cooperativas habitacionais, pequenas empresas e serviços locais - ajudando todos a dar e receber, conectar-se a novos recursos e encontrar uma identidade genuína da comunidade.
Permitir oferecer oportunidades iguais para todos - seja empregado ou desempregado, financeiramente seguro ou de baixa renda, preto ou branco, capaz ou desativado. Use um sistema de créditos comunitários para que não seja necessário fazer trocas diretas. As pessoas ganham créditos LETS, fornecendo um serviço e, em seguida, podem gastar os créditos em tudo o que é oferecido por outros no esquema: por exemplo, cuidados infantis, transporte, alimentos, reparos em casa ou o aluguel de ferramentas e equipamentos.
Pesquisas em meados dos anos noventa indicaram que pelo menos 40 mil pessoas estavam envolvidas em cerca de 450 esquemas LETS, a maioria estabelecida de acordo com o modelo LETS democrático e cooperativo desenvolvido na Grã-Bretanha pela LETSLINK UK, que começou a trabalhar em 1991. Nosso contato atual lista de mais de 300 indica que o seu foi um encolhimento - se dissermos que a participação é de 100 por esquema, isso significa cerca de 30 mil membros ou menos no Reino Unido.
No entanto, isso foi acompanhado por um aumento nas iniciativas relacionadas, como Timebanks, Freecycle, Commercial Barter, Fairtrade Campaigns e Community Networks de todos os tipos, que atestam o interesse contínuo das pessoas em fazer as coisas acontecerem em sua comunidade.
Nosso projeto de pesquisa em curso, lançado em setembro de 2003, tem como objetivo estabelecer o estado atual do LETS no Reino Unido e as necessidades dos organizadores do LETS. Estamos agora buscando um grande financiamento para revigorar e apoiar a nossa organização para que possamos fornecer melhores recursos aos nossos membros e informamos o progresso nesta página - assista este espaço.
Para o seu pacote LETS Introductory Pack e LOCAL LETS, envie seu nome, endereço postal e e-mail com um cheque para & pound; 5 ou siga o link regional do Reino Unido. A taxa anual de afiliação grupal é & pound; 25 - siga o link para o formulário de inscrição aqui.
O LETS Info-Pack (120 páginas) com instruções completas sobre como configurar um LETS, enviar e libra; 12 (inclui o UK P & amp; P, no exterior e & libra; 15) para LETSLINK UK: 12 Southcote Rd, London N19 5BJ.
LETS - Sistemas de troca de câmbio locais.
Benefícios do modelo LETS:
Nenhuma autoridade central é necessária para garantir a moeda e gerenciar seu fornecimento: a LETS é apoiada por bens e serviços e é criada como crédito mútuo (como ROCS e Time Dollars).
Dado que não há juros sobre a moeda LETS, o incentivo incorporado para desconto do futuro encontrado nas moedas nacionais é reduzido, mas não revertido.
Como os créditos LETS são emitidos:
Quando é emitido muito dinheiro, a moeda local vai se inflar ou se tornar completamente inútil; Quando a moeda está subestimada, o problema que a moeda local deveria abordar - muito pouco comércio entre as pessoas na comunidade - permanecerá. Portanto, não é uma tarefa trivial para ninguém ou qualquer grupo adivinhar a quantidade correta de dinheiro a emitir, porque essa quantidade ideal irá variar continuamente de acordo com a taxa de aceitação da moeda local, que mudará ao longo do tempo; e o estado geral da economia local (incluindo as condições da economia na moeda nacional "normal"), que também mudará ao longo do tempo).
O crédito mútuo resolve esses dois problemas de forma auto-organizada.
Letsystems mede Dólares verdes na unidade monetária nacional correspondente.
As permutas de permuta são negociáveis.
Incentivos estruturais no LETSystems:
Moedas complementares, porque não representam juros (que descontos ganhos futuros em relação ao dinheiro presente),
promover o planejamento a longo prazo, incentivando os participantes a investir em ativos produtivos, em vez de investir moeda; e.
incentivar comércio e cooperação, porque o dinheiro está em oferta suficiente.
Essas moedas complementares apoiadas por uma referência externa (uma mercadoria ou serviço), em vez de uma autoridade central, são menos suscetíveis à inflação.
Aplicações do modelo LETS:
Recursos relacionados.
Também no site Transaction Net:
WALLETS mantém informações sobre o LETSystems na Austrália Ocidental.
A página inicial de John Turmel, um advogado único e prolífico da LETS.
com a mensagem 'junte-se econômicas (seu nome)'
Para remover-se da lista, envie o correio para: mailbase@mailbase. ac. uk.
com a mensagem 'leave econ-lets (your name)'
O site Transaction Net é um fórum independente e aberto, onde todos e todos podem explorar novas mídias econômicas, então, se você souber de outro site que merece atenção, informe-nos. Você também está convidado a se inscrever e se juntar a nós na Conferência do Dinheiro.
A Conferência de Dinheiro.
Junte-se a nós na Conferência do Dinheiro, onde estamos nos reunindo para comparar insights sobre todos os tipos de sistemas de dinheiro - antigos, novos, de alta e baixa tecnologia, reais ou teóricos - e sintetizar a partir de nossa experiência compartilhada mais sábio e mais eficiente modelos de mídia de intercâmbio. Inscreva-se para a conferência Motet, depois entre e se apresente, ou passe diretamente para nossa conversa LETS.
Sistemas de troca de câmbio locais.
DEFINIÇÃO dos "Sistemas de Negociação de Câmbio Local"
Uma organização econômica organizada localmente que permite que os membros participem no intercâmbio de bens e serviços entre outros no grupo. Os Sistemas Locais de Negociação de Câmbio (LETS) usam uma moeda criada localmente como denominações de unidades de valor que podem ser negociadas ou trocadas em troca de bens ou serviços. Os membros do LETS geralmente vêem os sistemas como esquemas organizados e cooperativos que maximizam o poder de compra enquanto beneficiam os membros e a comunidade.
BREAKING 'Sistemas de comércio de troca local'
Os Sistemas de Negociação de Câmbio Local geralmente exibem cinco características fundamentais: custo de serviço, consentimento, divulgação, equivalência à moeda regional, sem juros. Esses traços, juntamente com diretrizes gerais, como taxas de adesão, registros detalhados de transações e diretórios de membros permitem uma troca organizada e bem gerida. Além disso, as transações não requerem necessariamente uma troca nominal de unidades. Por exemplo, os membros podem reembolsar outros membros que tenham realizado para eles um serviço, fornecendo um serviço em troca, em oposição ao pagamento do serviço original.
Exemplo do sistema de comércio de troca local
Não perca o "Gracejo do Mês" no final deste artigo.
The LETSaholic Twist)
Mantendo a Pontuação Mais Nada.
Então, minha filosofia LETS é & # 8230;
Não pense nos pontos LETS como dólares. Pense neles como favores. LETS Favors.
Foi fácil para mim aceitar essa atitude porque meu primeiro contato com os membros do LETS, no NM LETS Get-Together, os apresentou da mesma maneira. Eles estavam oferecendo seus serviços para mim sem qualquer indício de obrigar-me a devolver a eles. Então, quando Robert percorreu todo o caminho para minha casa # 8211; talvez mais de uma hora de passeio! & # 8211; e me deu uma massagem que durou duas horas longas e extremamente relaxantes, senti que ele estava fazendo isso da mesma forma. Eu não pedi uma massagem de duas horas, mas Robert notou que meus músculos estavam muito apertados e # 8211; devido ao estresse & # 8211; e precisava de massagem adicional, então ele fez o que era melhor para mim. E quando me ofereci para projetar o boletim informativo para C & amp; D LETS, sempre que estava perplexo e precisava de ajuda, isso me foi dado imediatamente e sem hesitação.
Eu sou muito parecido com a maioria das pessoas, então estou certo de que eu hesitaria em # 8220; dê "# 8221; Se eu sentia os membros do LETS estavam tentando tirar proveito de mim. É a natureza humana para tratar as pessoas enquanto elas tratam você, então, quando os membros da LETS me deram desinteressadamente, eu dei de volta para eles da mesma maneira. Esta é a atitude LETS que tentei incutir em cada membro LETS com quem entrei em contato desde então.
Então o que é um ponto de LETS para mim?
Deixe-me começar dizendo que a visão geralmente aceita por todas as pessoas do LETS é que um ponto LETS não é dinheiro, ou moeda federal, e eu concordo. No entanto, não me sinto à vontade ao visualizar pontos LETS como uma moeda alternativa com um valor equivalente em dinheiro. Eu prefiro interpretar os pontos LETS como sendo como favores de LETS. Isso sempre fez o comércio mais agradável para mim. Eu adoro fazer favores para os membros e eles mostram uma genuína apreciação pelo favor # 8211; nos pontos LETS. Não é melhor que isso!
Eu vejo LETS mais como um grupo de auto-ajuda voluntário, onde as pessoas de mentalidade semelhante em uma comunidade local dão tempo e experiência para ajudar seus colegas e se sentem bem-vindas para pedir o mesmo em troca & # 8230; tal como os faria de familiares e amigos.
Mas ao invés de fazer tudo isso ajudando sem qualquer gravação, manter contas LETS permite ao grupo acompanhar os membros & # 8217; atividades para que eles possam equilibrar suas atividades de negociação de forma justa, sabendo que uma vez que suas contas estão de volta a zero, eles deram ao grupo tanto quanto receberam. Basicamente, é apenas uma questão de manter a pontuação e nada mais. É assim que eu gosto de explicar contas LETS para novos membros:
A função do grupo LETS é atuar como guarda-livros para as atividades de seus membros; mantendo registro destes & # 8216; favores & # 8217; e colocar as contas dos membros em débito ou crédito de acordo. Uma conta que está em crédito identifica um membro que deu mais favores do que ele recebeu e uma conta que está em débito identifica um membro que recebeu mais favores do que ele deu. Esses créditos não têm valor e não podem ser trocados por dinheiro. Seu único objetivo é acompanhar o envolvimento de cada membro no grupo para que eles possam tentar levar suas contas de volta para zero e # 8211; um sinal de participação justa e equitativa no sistema.
A apresentação que dei aos grupos LETS em todo o mundo foi apropriadamente intitulada & # 8230;
Melhorando seu estilo de vida através de LETS.
Eu notei que o maior impacto que tive em uma audiência foi quando eles compreenderam o conceito LETS Favors. Essa mudança de mentalidade produziu alguns resultados com os quais eu estou muito orgulhoso: um aumento imediato da associação / # 8211; metade dos convidados no público se juntaram na mesma noite e # 8211; e um aumento na negociação para o mês seguinte (geralmente cerca de trinta por cento). O tipo de feedback que recebi dos membros da audiência, especialmente dos membros inativos, foi: # 8220; eu me sinto muito mais feliz sobre negociação, se eu acho que eu estarei ajudando pessoas e # 8221 ;. Então, parecia que os membros prefeririam trocar quando pensavam em pontos LETS como # 8216; favores & # 8217; em vez de & # 8216; money & # 8217 ;.
Eu também descobri que focar em ajudar os membros a construir um espírito de comunidade dentro do grupo, e colocou um tom mais amigável em cada comércio. Isso me motivou muito mais do que ser motivado pelo lucro. Tanto quanto eu estava preocupado, os pontos LETS não tinham nenhum valor monetário. Eles simplesmente representavam o valor de apreciação demonstrado pelo membro que havia sido assistido.
Os membros da LETS que ajudei ao longo dos anos sabiam que não era obrigado a ajudá-los. Negociar através do LETS nunca foi obrigatório; sempre foi # 8211; e ainda é & # 8211; opcional. Os membros agradeceram obter minha ajuda; na verdade, qualquer ajuda. Era óbvio quão apreciativos eles eram porque quando eu executei serviços cansativos para os membros e # 8211; como cortar gramados, pintar e remover lixo e # 8211; Eles sempre me ofereceram lanches e bebidas. Eles nunca se queixaram se meu trabalho não fosse & # 8216; spot on & # 8217 ;. Por que eles? Você reclamaria ao seu vizinho se ele concordasse em ajudá-lo com uma tarefa tediosa? Você não gostaria de agradecer que ele concordasse em estar lá e ajudá-lo o melhor que pudesse? Foi assim que um espírito de comunidade foi construído dentro do grupo. Foi assim que o comércio tornou-se uma atividade mais amigável e divertida. E foi assim que eu vi LETS: um grupo voluntário de auto-ajuda que estava disposto a ajudar uns aos outros em momentos de necessidade.
Aqui está um exemplo detalhado de cuidar e compartilhar que ocorreu com meus hosts LETS enquanto eu estava viajando no exterior e # 8230;
IT & # 8217; S ALL SOBRE CUIDADOS E COMPARTILHAR.
Em março de 2004, Kit, meu anfitrião LETS em Kitchener (Ontário, Canadá) perguntou: "Você pode pintar um quarto para mim?" # 8221;
Agora, você precisava manter esse pedido em perspectiva.
A minha estadia em Kitchener deveria ter uma única semana: de 11 a 18 de janeiro. Nove semanas e meia mais tarde, no entanto, eu ainda estava lá! Além de algumas semanas passadas em Welland, Brantford, Montreal, Granby, Ottawa e Toronto, passei o resto do tempo em Kitchener & # 8230; e parecia que eu estaria lá por mais sete semanas, tornando-o um total de mais de três meses!
Agora, não tinha o hábito de ficar no mesmo lugar há tanto tempo; Minha estadia média com um anfitrião foi de cerca de uma semana. Mas as coisas acabaram assim quando meus planos para visitar a América do Sul caíram alguns meses antes.
Não só isso, mas Kit também organizou: duas apresentações da minha peça, The Glory of Athens; Três compromissos com grupos locais Toastmasters; uma noite de assassinato-mistério; um fim de semana de acampamento de inverno com trinta e sete outros canadenses loucos; uma visita a uma fazenda Emu; um elevador para Montreal, que era uma unidade de seis horas; dois elevadores para Toronto e para trás (uma hora por cada caminho); uma viagem de esqui cross-country; e um jogo de hóquei no gelo e # 8230; mais minhas necessidades do dia-a-dia, como originalmente solicitado quando entrei em contato com o KW Barterworks, o grupo do grupo LETS pertencia.
Meu compromisso com o grupo LETS e seu compromisso comigo terminou após a minha primeira semana, de modo que todos esses extras foram fornecidos pela Kit.
Quando as visitas aos países da América do Sul tiveram que ser canceladas, Kit imediatamente ofereceu-me para me hospedar um pouco mais, porque eu era o convidado de viagem ideal!
Por aqui, eu lavava os pratos todos os dias; Eu regularmente sacudi a neve dos caminhos e da calçada ao redor da casa; Registrei um nome de domínio para o site de negócios da Kit & # 8217; s; Eu também forneci a hospedagem na web; Eu dei aulas de design de páginas web; e eu era uma boa companhia para ter ao redor, sempre tendo algo positivo para dizer.
Quanto mais eu fiz para o meu host, mais meu host fez por mim. Era tudo sobre cuidar e compartilhar, e tendo dito isso, não estava pintando um quarto e # 8230; Eu ia pintar todo o andar de baixo! Foram quatro salas e uma escada, o que significou tirar a pintura de toda a madeira e # 8211; portas, janelas, rodapés e escadas; enchendo fissuras no gesso; depois pintando os tectos e os pisos.
Em minhas viagens, houve muitas vezes quando eu tinha # 8216; dado mais & # 8217; ou "# 8216; recebeu mais & # 8217; do que o nosso acordo original havia estipulado. Para ser bastante honesto, achei que meus anfitriões excediam suas obrigações em quase todas as ocasiões. Aqui estão alguns exemplos que eu lembro da minha turnê européia e africana LETS Speaking em 2002:
Na Inglaterra, usei uma bicicleta por uma semana e paguei o favor fazendo algumas horas de renovação de casa para outro membro.
Também na Inglaterra, eu limpei uma cozinha, banheiro e banheiro. Não obtive extras, mas eu sabia que meu anfitrião esperava um visitante nos próximos dias, e porque ele estava trabalhando o dia todo, ele não teria tempo suficiente para limpar esses quartos. Então eu fiz isso por ele, e quando ele chegou em casa, ele não conseguiu acreditar em seus olhos!
Na Espanha, lavei os pratos uma manhã enquanto meus anfitriões dormiam. Eu só queria ser útil.
Na Noruega, recebi uma massagem polinésia e paguei o favor ajudando de várias maneiras antes de sair. [detalhes Capítulo 3]
Na África do Sul, obtive meu primeiro gosto de trabalhar meu traseiro para LETS. Eu estava dando até três apresentações LETS a cada dia por quatro dias, e no quinto dia eu perdi minha voz!
Como você pode ver, nós nos ajudamos um ao outro sempre que possível. Mas eu divago, então volto para pintar esses quatro quartos para Kit & # 8230;
Quando foi a última vez que você despojou? & # 8230; pintura, isso é.
Bem, eu só permitiu dois dias para tirar a tinta. Enquanto isso, seis dias depois eu ainda estava descascando!
Eu tive um par de dias agonizantes lixando a madeira para um acabamento limpo. Por que é agonizante? Porque não usei lixa; Usei lã de aço embebida em terebintina mineral. Muito em breve eu achei que aplicar pressão com meus polegares deu os melhores resultados. Infelizmente, isso fez com que eles doem tanto que eu não conseguiria mexer meus dedos por seis dias! Assim como eu não estava realizando minha peça durante esse período, porque quando eu desempenhava o papel de Arquimedes, tirar meus dedos era uma parte essencial do meu ato!
O que começou como um trabalho de pintura de fim de semana simples acabou por ser uma sentença auto-infligida que dura cerca de três semanas. Os resultados, no entanto, valeram a pena e nunca me arrependi por um momento.
Como eu fiz meu trabalho? De uma forma muito organizada & # 8230; assim como tudo o que fiz.
Aqui é quanto tempo demorou:
- um dia de planejamento e reorganização de quatro salas;
- um dia de esvaziamento de três salas de todos os móveis;
- um dia de remoção de uma tira de papel de parede, enchendo rachaduras de parede e setenta e nove buracos, reparando uma alça de porta, removendo o reboco solto do teto da cozinha, comprando pinturas e equipamentos de pintura;
-six dias de tirar tinta da madeira;
dois dias de lixar;
dois dias de pintura;
- e um dia de substituição de móveis em salas e empilhamento de livros e CDs de volta às prateleiras.
Isso completou três salas de pintura antes de eu ter que sair na minha viagem de Ottawa LETS. No entanto, no meu retorno, completei o trabalho pintando a cozinha também.
Isso levou outro:
- dois dias de pintura decapagem;
- um dia de preenchimento de fissuras;
- um dia de lixar;
- e dois dias de pintura.
Um grande total de vinte dias!
Mas que excelente trabalho! Eu estava muito limpo e atencioso, limpando depois de mim mesmo no final de cada dia. Na verdade, foi muito reconfortante saber que, se eu já esgotasse as audiências para falar, e sites para projetar, eu sempre poderia oferecer para renovar casas!
Quando o soldado puxou para a pequena cidade, cada quarto de hotel foi levado.
"Você tem que ter um quarto em algum lugar", ele implorou com um proprietário. "Bem, eu tenho um quarto duplo com um ocupante, mas ele é um cara da Força Aérea" admitiu o gerente, e ele poderia estar feliz em dividir o custo. Mas para dizer a verdade, ele ronca tão alto que as pessoas nos quartos adjacentes se queixaram no passado. Não tenho certeza de que valeria a pena para você.
& quot; Não há problema. & Quot; o cansado exército garoto assegurou-lhe, "eu vou pegá-lo." Na manhã seguinte, o soldado desceu para pequenos-almoços de olhos brilhantes e espinhosos. "Como você dormiu? & quot; perguntou ao gerente. "Nunca melhor", disse o soldado. O gerente ficou impressionado. "Não há problema com o outro cara que ronca durante toda a noite? & quot; "Não, eu calei-o em nenhum momento", explicou o soldado.
"Como você conseguiu isso? & quot; perguntou o proprietário.
"Bem, ele já estava na cama, ronco, quando eu entrei na sala, então eu dei um beijo na bochecha" explicou o soldado. & # 8220; Então, eu sussurrei no ouvido 'Good night beautiful', e ele se sentou a noite inteira observando-me.
Ligação GRATUITA a grupos locais de intercâmbio comunitário em todo o mundo!
CLIQUE AQUI para mais informações sobre LETS.
ÚLTIMA ATUALIZADA: quarta-feira, 9 de março de 2018.
(escrita de Xangai, China)
O LETSaholic Twist.
. mas não sabia a quem perguntar.
Caro James, muito obrigado por enviar seu maravilhoso e-book tão prontamente. Há tantos conselhos úteis e tantas sugestões excelentes que eu achei querer dar aos membros do nosso grupo principal uma versão digerida, mas me restringiria, pois muitas vezes é melhor dar às pessoas a chance de descobrir as coisas por conta própria. Mas nós temos uma Feira de Natal no sábado e o leilão de itens não vendidos é uma ótima idéia! Obviamente, teremos o maior prazer em creditar você em qualquer trecho que possamos usar em nosso boletim informativo ou manual. Com agradecimentos e cumprimentos,
. Suzon (Forscey-Moore) Secretário de adesão, CamLETS, Cambridge - 8 de dezembro de 2008)
James, entrei em contato com você antes para pedir um e-book, The LETSaholic Twist.
É realmente um bom livro! Bem . decidimos encomendar uma capa macia de 20 livros, para distribuir como presente a todos os grupos LETS que visitarão nosso evento LETS anual.
. Erik (LETS Vlaanderen - 8 Set 2007)
Caro James, li o seu livro (The LETSaholic Twist) e achei uma ótima inspiração! . Quando você virá para a Inglaterra, eu adoraria hospedá-lo e ter alguma ajuda para dar um impulso ao nosso grupo LETS.
. Katy (Dorchester, Dorset - 6 Jan 2008)
Para obter mais informações sobre LETS.
Link de volta para LETS-Linkup com.
- Melhorando seu estilo de vida através de LETS.
como apresentado de agosto de 2002 a julho de 2004.
artigo impresso em New Community Quarterly - junho de 2003 (Austrália)
apresentado novembro de 2001.
Um acidente muito triste aconteceu com Bosse. Talvez você já conheça? Ele está morto, afogado no poço dele. Desde que você o conheceu, mudou-se para outro lugar no meio da Suécia. Sinto muito por ele. Ele era um cara fabuloso e, durante alguns anos, tínhamos contato muito próximo e cooperamos em assuntos de dinheiro.
Amor e respeito a você e ao seu trabalho!
Viktor, meu anfitrião LETS em Goteborg (Gotemburgo) organizou uma viagem à Ilha de Branno com Melina (um pesquisador da LETS da Itália), seu namorado Eli e os pais de Eli, Aldo e Marina, que apenas Chegou a Goteborg no dia anterior. Mas eles chegaram atrasados a chegar ao porto e perderam o ferry por apenas um minuto ou dois. Viktor e eu chegamos a bordo, porque seria mais duas horas antes da próxima ferry, e nós tivemos uma pessoa importante à espera de nos encontrar.
Bo Ljungqvist (pronunciado Bor Lioongvist) é um homem muito magro, com cerca de 58 anos, e parece um eremita. Mas ele é um ideólogo preocupado com os problemas mundiais & # 8230; tentando resolver problemas que são chamados de "normalidade" e # 8217 ;.
Bo vive em Branno, uma ilha habitada por apenas 800 pessoas, que fica apenas a uma curta viagem de ferry de 10 minutos da segunda maior cidade de Gotemburgo, na Suécia, situada na costa leste. Até 3 anos atrás, esta ilha estava fora dos limites para os estrangeiros por causa das questões militares sensíveis e # 8217 ;. E isso vem de um país que não esteve em guerra há quase 2 séculos! Embora seu status militar historicamente neutro tenha de mudar recentemente quando ingressaram na União Européia.
De qualquer forma, Bo viveu em Branno há 30 anos e aprecia seu estilo de vida natural. Em primeiro lugar, os carros não são permitidos na ilha, então ele caminha ou anda pela bicicleta. E sua casa é um projeto ecológico em que trabalha implacavelmente.
Bo foi um professor universitário de Ecologia Humana por 15 anos e ele colocou muito desta experiência em prática. Ele tem uma grande estufa que se encaixa na parte de trás de sua casa e, além de fornecer um suprimento infinito de legumes frescos, também ajuda a manter o calor eo frio de entrar na casa. Admirai os tomates assim que os vi.
& # 8220; Ajude-se, & # 8221; ele disse. O tomate estava delicioso!
Acima da casa de vidro, Bo cobriu toda a parede com painéis solares. Você pode ver seu trabalho acessível em todos os lugares. Na verdade, você poderia até ver sua oficina # 8230; na sala de estar!
A maioria das pessoas não é assim, eu tenho o meu banco de trabalho aqui, mas eu posso estar sem minhas ferramentas, e # 8221; ele disse.
Bo Ljungqvist. Um dos personagens LETS mais interessantes que conheci.
Nós sentamos lá fora em seu pátio coberto e naturalmente selvagem, comendo tomate caseiro e marmelada de limão no pão. E ele continuou trazendo o café quente. Ele estava gostando do verão quente da Suécia e estava usando apenas um par de calções pretas, que contrastava fortemente com os longos cabelos brancos no peito e na cabeça, embora muitos anos de fumar lhe tivessem dado uma barba manchada de nicotina.
Eu sorri enquanto ele vagava da mesa para lavar as mãos em um balde próximo que ainda tinha água de chuva nele. E segui o exemplo pouco depois. Uma planta de laranjeira verdejante, com mais de 2 metros de altura, cresceu nas proximidades.
& # 8220; eu não pensei que seria tão bom, & # 8221; ele disse, # 8220; mas está crescendo lindamente. É selvagem que você conhece. & # 8221;
O canto do galo de um vizinho estava constantemente interrompendo nossa conversa.
& # 8220: Eu pensei que os galos só queriam nas manhãs, & # 8221; Eu disse, e fiz um gesto implicando que eu gostaria de disparar.
Então, quando eu me virei, vi um gabinete de fio a poucos metros de mim com um galo preto solitário nele. & # 8220; Oops! & # 8221; Eu disse: "Não soube que foi seu galo." # 8221;
& # 8220; ele canta o tempo todo # 8221 ;, disse Bo. & # 8220; O outro galo que você ouve está do outro lado da rua e tem 5 galinhas. Então, o meu provavelmente está com ciúmes. Suponho que eu deveria pegar uma galinha. # 8221;
Uma visita ao banheiro foi uma experiência ecológica.
Quando você se senta, tudo irá no lugar certo, & # 8221; ele disse.
Após uma análise minuciosa, descobri que um metal & # 8216; funil & # 8217; foi posicionado para pegar a urina e direcioná-la para um recipiente diferente do do & # 8216; heavy & # 8217; coisa. Então, assim, ele conseguiu reciclar o desperdício humano de forma mais eficiente.
No final do dia, tivemos uma grande reunião no quintal da Bo, onde alguns vizinhos se juntaram a nós para conversar sobre o café.
Mas a linha clássica do dia foi para a mãe de Eli, Marina, depois que eu mencionei que na China eu insisti em ser fotografado com um grande sapo e cobra antes de eu os comer.
Ela não pôde deixar passar a oportunidade, e com um grande sorriso, ela disse: # 8220; então é perigoso ser fotografado com você! # 8221;
MENSAGEM DE BO. (24 de novembro de 2003)
Assunto: Renaissance of a LETS on Br & auml; nn & ouml; Ilha, Suécia.
& gt; Olá James, fico feliz e orgulho de dizer que o nosso sistema Br & auml; nn & ouml; O bytesring da Suécia com aproximadamente 30 membros está em operação novamente. Tudo de melhor, o Bosse - responsável e ex-coordenador.
Uma palavra de James Taris 4 de outubro de 2018.
The LETSaholic Twist)
& quot; Qualquer comitê é tão bom quanto a pessoa mais conhecedora, determinada e vigorosa nela. & quot;
(Lady Bird Johnson)
O sistema de administração mais bem sucedido que tivemos, nos grupos LETS com os quais eu estava envolvido, era o sistema de 10 comitês de papéis e # 8230; onde dez membros foram votados em papéis de comitês específicos pela associação LETS. Ao dar aos membros do comitê papéis específicos e dar-lhes a autoridade para desempenhar seus deveres # 8216, na melhor das suas habilidades, a administração do grupo obteve a liberdade que precisava para avançar a passos largos. Por quê? Porque, ao invés de tentar executar o grupo trazendo itens para discussão para uma reunião de comissão de uma vez por mês, as decisões podem ser tomadas por membros individuais do comitê responsáveis por suas funções específicas a qualquer hora do dia ou dia do mês. Eles realizaram suas atividades com mais entusiasmo, aceitando elogios por um trabalho bem feito e assumindo a responsabilidade pessoal por empregos não tão bem-feitos.
Aqui estão os papéis de comitês que foram alocados nos grupos LETS que eu estava associado com o & # 8211; juntamente com os seus deveres:
1 - Coordenador de grupo.
2 - Secretário da reunião.
3 - Tesoureiro de dinheiro.
4 - Coordenador de Promoções.
5 - Coordenador de membros.
6 - Coordenador de Eventos.
7 - Newsletter Publisher.
8 - Directory Publisher.
9 - Website Webmaster.
10 - Coordenador de Escritório com Office Helpers.
Ao longo dos anos, notei que o sucesso de um grupo LETS, assim como qualquer outra organização, geralmente era o resultado de uma boa liderança, ou seja, ter um bom Coordenador de Grupo. O que o nosso Coordenador de Grupo deveria fazer? & # 8230; NADA! Agora que eu tenho a sua atenção, deixe-me explicar o que quero dizer com & # 8216; nada; # 8217 ;.
O motivo mais comum para um novo grupo LETS & # 8216; morrendo & # 8217; foi a relutância para os membros substituir um coordenador de grupo aposentadorio. E por que eles queriam?
O perfil típico de um coordenador do Grupo LETS para um grupo recém-formado foi assim:
- tinha paixão por LETS;
- buscaria ajuda & # 8230; mas aceitaria fazer as próprias coisas se não conseguissem encontrar alguém para ajudá-las, ou seus ajudantes não estavam fazendo seu trabalho suficientemente bem;
- pensou em LETS vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, cinquenta e duas semanas por ano.
Então, um dia eles iriam da cama e dizem: "Gee, isso era uma coisa estúpida para fazer. Eu estava tão confortável na cama. Eu realmente não preciso muito dessa dor de cabeça LETS. Ninguém me ajuda, ninguém se importa, e não agradeço por isso. E adivinhe o que # 8230; Eu também não me importo mais, & # 8221; e eles voltaram para a cama novamente, recebendo o melhor sono que tinham desde que começaram seu grupo LETS & # 8230; seu LETS & # 8216; baby & # 8217 ;.
Claro, quando um Coordenador de Grupo de substituição foi procurado, a resposta foi sempre a mesma.
& # 8220; Você está brincando? Jill ficou ótima antes de começar LETS. Nos últimos doze meses, ela tem dez anos de idade! Seu cabelo não estava sempre cinza, você sabe. & # 8221;
& # 8220; nunca poderia fazer o que Jill fez. Ela produziu o boletim, e o diretório; ela organizou todas as promoções do grupo; ela tratou todas as consultas de membros e organizou os eventos LETS; Ela manteve todas as contas de negociação de membros, e Deus sabe o que mais ela fez. & # 8221;
Sim, Jill sofreu o esgotamento, um problema muito comum que afeta o excesso de trabalho, e sobrecarregado, pessoas no mercado de trabalho, empresas e organizações.
Para evitar isso acontecendo em nossos grupos LETS, fiz várias recomendações:
Em primeiro lugar, o Coordenador de Grupo deve fazer NADA! Ou seja, NADA, mas coordena ou supervisiona as atividades dos outros membros do comitê. Ao compartilhar a carga de trabalho com nove outros membros do comitê, ninguém jamais se surpreenderá, garantindo assim a sobrevivência eo crescimento do grupo LETS. Na verdade, porque cada papel de comitê foi reduzido a apenas um compromisso de pouco tempo, sempre que esse cargo se tornou vago, não era difícil encontrar outro membro para substituí-los. Na verdade, a melhor fonte, e muitas vezes esquecida para os novos membros do comitê, eram os novos membros do LETS. Eles estavam interessados em LETS e poderiam ganhar pontos LETS enquanto desempenhavam seu novo papel.
Todos os papéis ficaram vagarosamente na Assembléia Geral Ordinária (AGM) & # 8211; realizada todos os anos. Isso permitiu que os membros elegeram seu membro preferido para cada função, embora não consiga me lembrar que seja necessário. A maioria dos membros estava feliz por ver um cargo preenchido. Na verdade, uma vez que um membro aceitou uma nomeação, eles estavam praticamente seguros de obter o cargo. A realidade era que vários cargos de comitês geralmente permaneciam preenchidos após a AGM. Isso não foi visto como um problema, no entanto. Nós apenas continuamos a anunciar o papel do comitê vago em nossa newsletter mensal até que finalmente foi preenchido. Entretanto, os papéis vagos foram preenchidos temporariamente pelos outros membros do comitê. Não em conjunto, mas por vários membros do comitê assumindo um segundo papel.
Então, volte para o papel do coordenador do grupo & # 8217;
Além de presidir uma reunião mensal da comissão, o coordenador do grupo só era obrigado a manter contato com cada um dos membros do comitê para garantir que eles pudessem cumprir suas funções. Foi isso mesmo!
A realização de reuniões regulares e produtivas do comité LETS é uma parte crucial da execução de qualquer grupo LETS. Aqui estão algumas dicas sobre como executamos nossas reuniões:
1) Nossas reuniões foram abertas para todos os membros LETS & # 8230; quanto mais melhor. Na verdade, os membros foram incentivados a participar da reunião. Basicamente, cada membro do comitê fez um relatório sobre como seu papel estava progredindo. Se eles queriam alguma ajuda, eles pediram idéias, e todas as sugestões dadas durante a reunião eram apenas aquela & # 8230; sugestões.
Como cada membro do comitê era totalmente responsável por seu próprio papel, eles decidiram quais sugestões para aceitar o # 8230; se houver algum (embora as sugestões sejam geralmente muito apreciadas e aceitas). Ao invés de ser uma receita para o caos, funcionou bastante bem, evitando muitos debates e confrontos (cenários de reunião típicos).
Não nos preocupamos com quórum para tomar decisões do comitê. Tanto quanto nós estávamos preocupados, mesmo que apenas dois membros se apresentassem, todas as partes interessadas estavam presentes e, portanto, fariam quaisquer decisões de grupo que não impuseram ao papel de qualquer membro do comitê. Achamos que foi um cenário muito melhor do que adiar a tomada de decisões durante meses, se não pudéssemos obter o quórum em nossas reuniões.
2) Realizamos nossas reuniões de comitês no mesmo local que nossos eventos LETS, mas foram realizadas uma hora antes. Houve vários benefícios de dong isso. Em primeiro lugar, garantiu que teríamos vários membros mais em nossos eventos & # 8230; nos! Em segundo lugar, garantiu que o local para o nosso evento LETS seria aberto e os membros não seriam aguardados fora se a pessoa com a chave & # 8217; estava atrasado. Em terceiro lugar, garantiu que mais novas associações seriam obtidas porque os convidados seriam saudados no evento por um membro do comitê e encorajados a participar.
Esses quatro amigos estavam tão confiantes que o fim de semana antes das finais, eles decidiram fazer uma viagem e fazer uma festa com alguns amigos fora da cidade. Eles divertiram-se muito. No entanto, depois de todas as festas, dormiram todos os dias no domingo e não voltaram para casa até o início da manhã de segunda-feira.
Em vez de tomar a final, eles decidiram encontrar seu professor após a final e explicá-lo por que eles perderam.
Eles explicaram que tinham ido visitar amigos para o fim de semana com o plano de voltar e estudar, mas, infelizmente, eles tinham um pneu furado no caminho de volta, não tinham pouca quantidade, e não podiam obter ajuda por muito tempo Tempo. Como resultado, eles perderam a final.
O professor pensou e acabou por concordar que poderia completar o final no dia seguinte. Os rapazes estavam entusiasmados e aliviados.
Eles estudaram naquela noite e foram no dia seguinte, quando o professor lhes havia dito. Ele os colocou em salas separadas e entregou a cada um deles um folheto de teste, e disse-lhes para começar.
Eles analisaram o primeiro problema, com valor de 5 pontos. Foi "Listar a razão pela qual você não conseguiu fazer o teste ontem". (5 pontos).
"Cool", " Eles pensaram ao mesmo tempo, cada um em sua sala separada. "Isso vai ser fácil. & quot;
Cada um terminou o problema e depois virou a página. Na segunda página foi escrito:
(Para 95 pontos): "Qual pneu?"
Um macaco está sentado em uma árvore fumando uma junção quando um lagarto passa e olha para cima e diz para o macaco, "ei! O que você está fazendo? & Quot;
O macaco diz, "Fumando uma articulação, aparece e tem alguns."
Então o lagarto subiu e senta ao lado do macaco e eles têm alguns tokes juntos.
Depois de um tempo, o lagarto diz que sua boca está "seca" e que ele vai tirar uma bebida do rio.
O lagarto subiu a árvore, a cantiga atravessa a selva até o rio e se inclina sobre o rio para pegar a bebida.
Bem, o lagarto está tão apedrejado que ele se inclina muito para longe e cai no rio.
Um crocodilo vê isso e nada para o lagarto e ajuda-o para o lado, então pergunta ao lagarto, "Qual é o problema com você?"
A lagartixa explica ao crocodilo que ele estava sentado em uma árvore e fumando uma junção com o macaco e ficou muito apedrejado e depois caiu no rio enquanto tomava uma bebida.
O crocodilo diz que ele deve verificar este macaco hippie e sai na selva, onde ele encontra a árvore onde o macaco ainda está sentado e tocando na articulação.
Ele olha para cima e diz "ei, você!"
O Macaco olha para baixo e diz: "ffuuucccckkkk cara". Quanta água você bebeu? & quot;
Um ministro morre e está esperando na fila no Pearly Gates. À frente dele, um homem que está vestido com óculos de sol, uma camisa alta, jaqueta de couro e jeans.
São Pedro aborda esse cara, e quem é você, para que eu possa saber se você deve ou não admitir o Reino dos Céus?
O cara responde: "Eu sou Joe Cohen, taxista, da Noo Yawk City".
São Pedro consulta sua lista. Ele sorri e diz para o motorista de táxi: "Pegue esse manto de seda e pessoal dourado e entre no Reino dos Céus".
O motorista de táxi vai para o céu com sua túnica e equipe, e é a vez do ministro. Ele está ereto e reside, e eu sou Joseph Snow, pastor de Saint Mary's nos últimos quarenta e três anos.
São Pedro consulta sua lista. Ele diz ao ministro: "Pegue este manto de algodão e pessoal de madeira e entre no Reino dos Céus".
"Apenas um minuto," quot; diz o ministro. "Esse homem era um motorista de táxi e ele pegava um manto de seda e uma equipe dourada. Como isso pode ser? & Quot;
"Aqui em cima, trabalhamos por resultados," quot; diz São Pedro. "Enquanto você pregava, as pessoas dormiam; enquanto ele dirigia, as pessoas oravam. & quot;
Um dia, um irlandês, que ficou preso em uma ilha deserta há mais de dez longos anos, vê uma mancha incomum no horizonte.
& quot; certamente não é um navio, & quot; ele pensa para si mesmo. À medida que o speck fica cada vez mais perto, ele começa a descartar as possibilidades de um barco pequeno, e até mesmo uma jangada.
De repente, emergir do surf vem uma mulher linda deslumbrante morrendo, vestindo um terno molhado e equipamento de mergulho.
Ela se aproxima do atordoado e diz para ele: "Diga-me quanto tempo tem desde que você comeu um cigarro?"
& quot; dez anos, & quot; responde o irlandês.
Com isso, ela alcança e desata um bolso impermeável na manga esquerda e tira um pacote de cigarros frescos. Ele toma um, ilumina-o, leva um longo arrastar e diz: "Faith and begorah! Isso é bom! & Quot;
& quot; E quanto tempo existe desde que você teve um gole de bom Whisky irlandês? & quot; ela pergunta a ele.
Tremendo, o náufrago responde, "dez anos".
Ela alcança, desata sua manga direita, tira um frasco e entrega-o para ele. He opens the flask, takes a long swig and says, "Tis absolutely fantastic!"
At this point she starts slowly unzipping the long zipper that runs down the front of her wet suit, looks at the man and asks, "And how long has it been since you've played around?"
With tears in his eyes, the man falls to his knees and sobs, "Oh, Sweet Jesus! Don't tell me you've got golf clubs in there too."
A woman was out golfing one day when she hit her ball into the woods. She went into the woods to look for it and found a frog in a trap. The frog said to her, "If you release me from this trap, I will grant you 3 wishes."
The woman freed the frog and the frog said, "Thank you, but I failed to mention that there was a condition to your wishes - that whatever you wish for, your husband will get 10 times more or better!"
The woman said, "That would be okay," and for her first wish, she wanted to be the most beautiful woman in the world. The frog warned her, "You do realize that this wish will also make your husband the most handsome man in the world, an Adonis, that women will flock to."
The woman replied, "That will be okay because I will be the most beautiful woman and he will only have eyes for me." So, KAZAM - she's the most beautiful woman in the world!
For her second wish, she! wanted to be the richest woman in the world. The frog said, "That will make your husband the richest man in the world and he will be ten times richer than you." The woman said, "That will be okay because what is mine is his and what is his is mine." So, KAZAM she's the richest woman in the world! The frog then inquired about her third wish, and she replied.
"I'd like a mild heart attack."
John was sitting outside his local pub one day, enjoying a quiet pint and generally feeling good about himself, when a nun suddenly appears at his table and starts decrying the evils of drink.
"You should be ashamed of yourself young man! Drinking is a Sin! Alcohol is the blood of the devil!"
Now John gets pretty annoyed about this, and goes on the offensive.
"How do you know this, Sister?"
"My Mother Superior told me so."
"But have you ever had a drink yourself? How can you be sure that what you are saying is right?"
"Don't be ridiculous--of course I have never taken alcohol myself"
"Then let me buy you a drink - if you still believe afterwards that it is evil I will give up drink for life"
"How could I, a Nun, sit outside this public house drinking?!"
"I'll get the barman to put it in a teacup for you, then no one will ever know."
The Nun reluctantly agrees, so John goes inside to the bar.
"Another pint for me, and a triple vodka on the rocks", then he lowers his voice and says to the barman "and could you put the vodka in a teacup?"
"Oh no! It's not that Nun again is it?"
After 17 years of marriage, a man dumped his wife for a younger woman.
The house was in his name and he wanted to remain there with his new love so he asked the wife to move out and then he would buy her another place.
The wife agreed to this, but asked that she be given 3 days on her own there, to pack up her things.
While he was gone, the first day she lovingly put her personal belongings into boxes and crates and suitcases.
On the second day, she had the movers come and collect her things.
On the third day, she sat down for the last time at their candlelit dining table, soft music playing in the background, and feasted on a pound of shrimp and a bottle of Chardonnay.
When she had finished, she went into each room and deposited a few of the resulting shrimp shells into the hollow of the curtain rods. She then cleaned up the kitchen and left.
The husband came back, with his new girl, and all was bliss for the first few days. Then it started; slowly but surely.
Clueless, the man could not explain why the place smelled so bad. They tried everything; cleaned & mopped and aired the place out. Vents were checked for dead rodents, carpets were steam cleaned, air fresheners were hung everywhere. Exterminators were brought in, the carpets were replaced, and on it went.
Finally, they could take it no more and decided to move.
The moving company arrived and did a very professional packing job, taking everything to their new home . including the curtain rods.
For me, 2009 will be the year I made a feature-length movie, Everything is Possible , without any money .
This site is designed and maintained by James Taris.
and has been operating since 11th October 2001.
Please send corrections or updates to JamesTaris@gmail.
Register your email address here to keep up-to-date with all the latest additions to LETS-linkup and also make contact with LETS members from all over the world.
List of Countries.
This is a list of countries with entries listed in LETS-linkup so far. You can click on their links to go straight to them!
We now have representation from every continent in the world! (. apart from Antarctica of course. Any suggestions on how we can get the penguins interested in LETS?)
It's now as easy as setting up an egroup.
To try it out, play the game.
(Comox Valley, Canada)
You can still download my game that shows how hour money would improve on capitalism and socialism. It's available free at hourmoney . Instructions can be downloaded from there also.
Here's an article from the UK where you can see how their government.
and various researchers are in the process of exploring the use of LETSystems in the school system. This article is a precursor, laying out their concepts, with the possible benefits and pitfalls.
The economics of this current reality is about money: give it and take it.
The dynamics of bartering is, instead, the experience of abundance: giving as much as you can and receiving as much as you can for the simple purpose of sharing pleasure.
(Kitchener-Waterloo, Ontario, Canada)
and say what you feel,
because those who mind don't matter.
and those who matter don't mind.
LOYAL ENGINEER'S 1997 PETITION OF.
RIGHT TO HER MAJESTY QUEEN ELIZABETH II.
1) The day I got my 1997 Guinness Book,
Of Worldly Records, for my name, Turmel, I had to look.
I noted on same page, Elizabeth, Your Majesty,
Holds record among ruling Queens for Your longevity.
Perhaps P. M. of India, Morarji "wise" Desai,
Who holds a record on next page for age at work most high,
Imparted to Your Majesty the secret of his youth,
A secret I have verified as nature's greatest truth.
2) Your Majesty may not recall that during '50s tour,
In Hamilton, a child on father's shoulder, waving sure.
Your Majesty may not recall on Parliament's front yard,
On Canada's Centennial, a Cameron in Your Guard.
But Majesty should not forget in 1983,
At patriation of our constitution meeting me,
My soldier's bonnet now a hard-hat for "The Engineer,"
My rifle now a pauper's picket sign with message clear:
3) "Abolish Interest," reporters saw on Regal lips,
Which made well worth the effort of nine different picket trips.
I bring you joyful news of abolition in your realm,
Of usury but soon we'll need Your guidance at the helm.
Within Your Commonwealth have risen systems LETS of hope,
So paupers of Your Commonwealth with unemployment cope.
Parliamentary member in Australia, Maggie Deahm,
Said LETS is helping needy trade employment like a dream.
4) Four hundred branches serving fifty thousand Brits to date,
With branches new developing with funding from the State!
Two hundred in Australia where legislation passed,
Exempted needy from the tax on income LETS amassed.
With Councils offered Green, there is no need for funds to hunt,
Laws passed allowing councils to accept Green tax up front.
Within New Zealand are a hundred LETS to save the day,
With dozens more in Canada to pave the better way.
5) At end of 1994, six hundred LETS around,
At end of 1995, twelve hundred LETS abound.
Two thousand and five hundred at the end of '96,
It's doubling yearly exponentially, the world to fix.
Your subjets who have joined the barter LETS make accolade:
"The trade of goods and services more easily is made.
The program that is used to track our "trading work" accounts,
Is known around the world as LETS . To barter it amounts.
6) "Local Employment Trading System" is the name it got,
To run the banks' computers right, a way once vainly sought.
Greendollars are the currency used in a LETS account,
Without the interest that forces growth of due amount.
A member who is spending may go negative at will,
A positive goes to the one who makes use of his skill.
And though we use no money, we have found a way to trade,
A giant step in the reform of money has been made.
7) A butcher bought some pastry at the bakery one day,
And called the LETS exchange recorder. He was heard to say:
"Please debit 20 dollars Green from my account for cake.
A credit to account of baker , you, in Green, should make.
The baker took his family to the restaurant one night,
And called the LETS exchange recorder and was heard to cite:
"Please debit 20 dollars Green from my account for meal,
And credit the account of restauranteur in this deal."
8) The restauranteur, needing meat, had Green with which to buy,
And called the LETS exchange recorder to so testify:
"Please debit 20 dollars Green from my account for meat.
To read the balance of this verse and the remaining 20 (of 28) verses of Turmel's poem,
Local exchange trading system example
Current Examples of Local Currency.
and Cashless Exchange.
"I like the idea of local people putting money directly into each others' pockets. Big industry is nothing to depend on; they're closing down and moving out. I prefer to support people I know and trust."
In recent years there has been a proliferation of so-called "Barter" clubs and exchanges, including both non-profit clubs which serve individuals and communities, and commercial exchanges established to service business clients. For the most part, the activities of these groups do not involve barter transactions at all, but rather some form of what has come to be known as "reciprocal trade."
In common usage, the word "barter" is frequently used to describe any exchange that does not utilize official money, but this is grossly inaccurate. A barter transaction involves only two parties, each of whom has something the other wants. When party A gives item X to party B, and receives item Y from party B in return, then a complete barter transaction has taken place. If, however, one of the parties has nothing desired by the other, there can be no barter transaction. The primary role of money is to transcend the barter limitation by serving as an intermediary exchange medium.
But something other than official money may be offered as an intermediary. This can be a personal IOU which must be "made good" at some later time. More commonly, the intermediary will be a generalized IOU which a group of associated traders have agreed to honor. Such arrangements are more accurately referred to as "reciprocal trade" or "mutual credit." The distinction between reciprocal trade and mutual credit will be explained in a later chapter.
"Barter" or reciprocal trade has become big business in North America, and I presume, in other parts of the industrialized world as well. There are presently in the U. S. alone, several hundred "barter" or trade exchanges. These exchanges generally operate as private incorporated businesses which collectively cater to the needs of hundred of thousands of clients, mostly small and medium sized businesses, but including many large, well-known companies. Billions of dollars of sales are mediated each year by commercial exchanges. [ 65 ]
A trade association known as the International Reciprocal Trade Association, or IRTA, was founded in 1979 "to foster the common interests of the commercial barter industry in the United States and worldwide, and to uphold high standards of ethical business practice." [ 66 ]
According to IRTA, the rapid expansion of the barter industry is due to several factors, including:
The availability of computers which facilitate the accounting and tracking of barter transactions.
Barter exchanges generally charge their members several hundred dollars to join, plus an annual membership fee. In addition, they charge a commission, often 10% to 15%, on the gross value of each transaction. Membership fees are generally payable in official currency, but commissions may be payable in trade credits.
Trade exchanges perform two basic functions for their members. They act first of all as a clearing house, keeping accounts of members' transactions and trade balances, and secondly, they actively stimulate trading by brokering merchandise, either finding buyers for members' merchandise or buying it for their own account for later sale.
The contract between the trade exchange and its members specifies the respective responsibilities of each party. As part of the agreement, trade dollars are issued by a trade exchange by making loans to its members. Each member will have a particular "line of credit" (in trade dollars) which defines the maximum negative (debit) balance which that member is allowed to carry. Thus, a trade or "barter" exchange, in effect, issues its own currency, not in the form of circulating notes, but as accounting debits and credits. The amount loaned to each member must, of course, be based upon the credit-worthiness of that member, which is largely dependent upon the demand for his goods or services. This process is very similar to the way in which banks create conventional money.
The accounting unit used in exchange transactions is the "trade dollar." When a member sells services of merchandise to another member, his account is credited for the fair market value, in dollars, of the merchandise, while the buying member's account is debited (reduced) by a corresponding amount, not considering commission charges levied by the trade exchange.
In general, trade exchange operators have the power to borrow trade credits for their own account. In the past, some trade exchange operators have abused this power, spending credits in amounts well beyond their capacity to earn them through fees. As a result, the willingness of their members to sell merchandise and services for trade credits has declined, trade credits have lost their value, and the exchanges have failed. IRTA has assumed a self-regulatory function to try to alleviate such abuses and protect the industry.
Barter exchange members are required to provide the exchange with their taxpayer identification number (TIN). In accordance with the Tax Equity Act of 1982, all barter transactions are recorded and the barter income of each client is reported to the IRS for tax purposes at the end of each year (using form 1099B). Income received in the form of trade credits is considered by the IRS to be taxable.
"Each barter taxpayer must include in gross income the amount of his barter income. However, the taxpayer is entitled to include barter purchases made for business purposes with his cash deductions for business expenses." [ 68 ]
LETS is an acronym which originally derived from "Local Exchange Trading System," but eventually became "Local Employment and Trading System." It is probably the best working example of a type of system which can be generically referred to as "Mutual Credit" or "Community Credit." [ 69 ] LETS was originated by Michael Linton of British Columbia, Canada, in the early 1980's. Since then, LETS systems have proliferated around the world. There are now literally hundreds of active LETS systems in various stages of development in many countries, mainly in the English-speaking world. As of late 1993, there were about 10 LETS systems in the U. S., 20 in Canada, 20 in Ireland, 120 in Britain, 60 in New Zealand, and 160 in Australia.
Recognizing the limitations and dysfunctions of the dominant national currency systems, Linton devised an approach to facilitating trade without the need for scarce official money. He realized that the fundamental characteristic of money, which allows it to facilitate exchange, is the information which it carries. He envisioned another information system which would be locally controlled and operated in parallel with the official monetary system. He designed LETS as a not-for-profit association run by and for its members. It was never intended to replace the official currency, but only to supplement it. By its nature, LETS is limited, local, and personal, and it is these characteristics which give it its strength.
A LETS system operates very much like a commercial "barter" system but it has several notable differences in philosophy, intent, and practice:
LETS is a not-for-profit cooperative arrangement, usually unincorporated and operated by volunteers, whereas commercial "barter" exchanges are for-profit businesses. LETS caters to individual traders, although business members are also welcome and desired, while commercial exchanges favor large volume business clients. In LETS, the initiation and membership fees are nominal, sufficient only to cover the modest operating expenses of the system. Commercial exchanges charge large cash fees for membership and take a substantial percentage, usually in cash, on each transaction. In LETS, there is generally no interest charged on either debit or credit balances. While commercial exchanges actively broker trades among their members, LETS functions only as a clearinghouse and information service; there is generally no brokering of goods or services by LETS itself. [ 70 ]
Since LETS is a membership organization, LETS credits can be spent only within the membership group. This stimulates the local LETS member group to produce for its own needs and to import less from outside. Reducing imports from outside reduces the need to earn official currency. Because it is small and personal, LETS also builds community and encourages members to support one another in a variety of ways.
LETS systems typically consist of a set of accounts, usually kept on a personal computer. [ 71 ] A LETS system is like a bank in that each member has an account to which transactions are credited or debited. Like a checking account, your LETS account is credited (increased, +) when you sell something and debited (reduced, -) when you buy something. The two parties to the trade negotiate the price as they ordinarily would for a cash transaction, but, instead of using cash, the seller receives credits and the buyer is "charged" a corresponding amount as a debit.
The unit of account in the original LETS system is the "green dollar," and LETS credits are often refer to simply as "green," but each local LETS system, being independent, is free to choose any name it wants for its accounting unit. Since we are all accustomed to evaluating things in terms of the official currency, LETS uses that same value concept (dollars in the U. S., pounds in Britain, etc.) for accounting. Thus, members tend to equate the value of a "green dollar" with the value of a Federal Reserve dollar in the United States, or a Bank of Canada dollar in Canada. Unlike official dollar bank credits or cash, however, which can only be created by the banking system, LETS dollars or green dollar credits are created by LETS members themselves as needed to execute a trade. This is the crucial element which makes LETS and other mutual credit systems so empowering.
Every account begins with a balance of zero. Sales of goods or services add to one's account balance, while purchases reduce one's balance. Account balances may be negative and normally there is no interest charged on balances, though the members may agree to limit the amount of debit which a member may carry. A member with a negative or debit balance, however, is "committed" to supply that much value to others in the system at some time in the future. Having a negative balance in a LETS system is not a problem. In fact, positive balances can only exist if there are negative balances. The total of positive balances in a LETS system is always equal to the total of negative balances. Besides not charging interest on balances, there is no repayment schedule for debit balances in a LETS system. There is, however, the expectation that members with debit balances will actively offer their services to prevent their accounts being permanently in debit. Members' balances are not secret but may be made known to any other member upon request. Some LETS systems routinely publish all account balances periodically to give members a sense of the state of the system. It is still a matter of debate as to whether the published list of account balances should include members' names.
Transactions are reported to the LETS registrar or record keeper either by telephone or mail. Account balances are updated periodically and each member is sent a statement of account showing his/her transactions for the period, and his/her beginning and ending balances. In addition to the account statement, members usually receive a "noticeboard" or listing of goods and services being offered and requested. This noticeboard is actually a form of classified advertising by which members can advertise what they want and what they have to sell. Some LETS groups also publish a directory which gives more details about each members' interests, skills and needs.
As with any system, there are costs involved in the operation of LETS. Some of these are cash costs for such things as copying, postage, telephone service, etc. These are usually covered by charging an annual membership fee, and/or set-up fee in cash. Other costs, such as record-keeping, publication, management, and other services provided by LETS members are typically paid in LETS credits. These are covered by charging members, in LETS credits or green dollars, for recording transactions, printing account statements, and noticeboard advertising.
To illustrate how LETS works, let's trace the steps which one might take from becoming a member to receiving her/his first statement of account. Suppose Amy wishes to join LETS-Happyville. She fills out a membership agreement and pays an initial set-up fee of $5, plus her first year's membership fee of $15. She is given a copy of the current noticeboard and directory and an instruction sheet telling how to report transactions, as well as other system procedures. Amy's account balance begins at zero.
Amy sees from the noticeboard listings that Sarah is offering automobile tune-ups, and that John is offering deep massage and acupressure treatments. She also notes that Harold wants fresh-baked, whole-wheat bread and fresh vegetables. Amy sees in each of these a potential trade. She negotiates with Sarah to have her car tuned up. They agree on a price of 30 green dollars, plus $20 in cash to cover the cost of ignition points and spark plugs. She also negotiates with John to get two acupressure treatments for a total of 40 green dollars plus $10 cash. Next, Amy sells to Harold 2 loaves of her fresh-baked bread for 5 green dollars; she also sells him an assortment of vegetables from her garden for 10 green dollars.
The cash portion of the transactions is handled by the parties to the trades. Only the green dollar amounts are reported to the LETS registrar. On the tune-up, Amy is debited 30, on the acupressure treatments she is debited 40, and on her sales to Harold she is credited 15. If this is the extent of her trading for the period, her account statement at the end of the period will show a negative or debit balance of 55 green dollars (-30 -40 + 15). There might also be system charges (additional debits) of 2 green dollars for her own noticeboard advertising and statement fee, making her ending balance a minus 57. Meanwhile, Sarah's account has been credited 30, John's has been credited 40 and Harold's has been debited 15.
There is no particular time within which Amy must clear her debit balance. She understands, however, that her debit represents her promise to the community of members. She will, in all probability, try to keep her debit balance from becoming chronic or excessive. A primary reason for making account balances public within the system is to encourage self-regulation. In such a situation, a member with a chronic or excessive debit balance may find it increasingly more difficult to find members willing to sell to her/him. By using the LETS system, Amy has "saved" $55 of hard-to-get cash on services that she needed, she has employed her friends and neighbors, and has, in effect, employed herself by providing others with the means to purchase her own goods and services. [ 72 ]
Figure 10.1, shows the creation and circulation of LETS credits. The LETS credit trading circuit conforms closely to the ideal money circuit described in Chapter 2. As in the ideal money circuit, Mr. Able creates a LETS credit when he buys something from Mr. Baker. Baker, in turn, uses it to buy something from Mr. Cook. The credit continues to circulate around until Ms. Zane uses it to buy something from Mr. Able who created it in the first place. When Mr. Able accepts it, the credit has returned to its source and ceases to exist. Of course Mr. Able can begin the process anew by buying something else for LETS credits which he can create just as he did before. Any other LETS member can do the same.
Since Michael Linton introduced it in 1983, LETS has attracted considerable attention and local systems have sprung up around the world. Articles about it have appeared in magazines and major daily newspapers, and LETS has been featured on national television programs in several countries.
While LETS in the U. S. and Canada has been only a modest success, it has really taken off in other parts of the English-speaking world, notably Britain, Australia and New Zealand. The numbers of local LETS systems operating in Britain and Australia seem to be growing exponentially. New Zealand's 60 or so exchanges have thus far mediated trades worth hundreds of thousands of dollars. Its Auckland LETS system is, perhaps, the largest anywhere with over 2,000 members. [ 73 ] Australia has more LETS systems than any other country, 160 at last count, the largest being the Blue Mountains LETS near Sidney, with over 1000 members. A nationwide Australian conference in 1992 attracted 70 participants representing 40 different LETS systems. The government of the province of Western Australia has allocated $A50,000 to help launch new LETS systems in that region. [ 74 ]
In Britain, a national coordinating body called LETSLink has been established to help coordinate LETS activity and support the establishment of new systems. LETSLink has received favorable media attention which has prompted inquiries from Europe, Africa and Asia. A television documentary is being prepared for release in early 1994. [ 75 ]
In Canada, the number of LETS systems continues to grow. The Toronto LETSystem has reached a membership of over 300, and reports trading of over $200,000 since start-up. [ 76 ]
It isn't entirely clear why LETS has flourished in these other countries while languishing in the U. S. It may be that the need is greater there, and perhaps the economic and social climates are more favorable than in North America. Differing attitudes and relationships with the various taxing authorities also seem to be a factor. It seems certain, however, that as the conventional national economies continue to decline and more people become marginalized, mutual credit and local currency systems will become increasingly popular and important to the restoration of sound regional economies.
A group in Massachusetts, known as SHARE (Self-help Association for a Regional Economy) has recently managed to instigate some successful local currency experiments. These have gotten quite a bit of media attention, including reports on national network television and a major article in the Washington Post, in addition to coverage in local newspapers. These experiments have consisted of at least four local currency issues -- Berkshire Farm Preserve Notes, Deli Dollars, Monterey General Store scrip and Kintaro Restaurant scrip. [ 77 ]
Each of these scrip issues has been of the same type, functioning much like gift certificates. The certificates are sold for cash, usually at a small discount, and redeemed in trade by the issuing businesses sometime later. In the meantime, they can be circulated from hand to hand as money, though there is little information available regarding the extent to which this has happened.
These experiments have been very limited in their scope, and these scrip issues, by their nature, have not provided a medium for general circulation. They have, however, been enthusiastically accepted and supported by the local community, proving the practicability of local currencies. The Farm Preserve Notes, furthermore, have received official sanction by the Massachusetts State Agriculture Department which is eager to support the state's few remaining farms. The main effect of such notes has been to provide the issuers with working capital in the off-season.
SHARE is currently working on the development of a more comprehensive scrip issue, called the "Berkshare," which will not be sold for dollars, but will be spent into circulation by members of a consortium of local businesses, each on the basis of its capacity to provide value to the community. Figures 10.2 and 10.3, respectively, show a Deli Dollar and a Massachusetts Farmer's Market Coupon.
To my knowledge, the most successful present-day local currency plan in the United States is the Ithaca HOUR initiated by Paul Glover in Ithaca, New York. Since the project was launched in November of 1991, there has been rapid growth in both the number of traders using the local currency and the volume of trading. As of October, 1993, 4,200 HOURS (equivalent to about $42,000) had been issued into circulation, and the number of participants accepting HOURS in trade has increased to about 800. Glover claims that several hundred thousand dollars of trading has been facilitated by Ithaca HOURS since the plan was launched. [ 78 ] Ithaca HOUR notes have been issued in denominations of 1/4, 1/2, 1, and 2 hours. The two sides of the 1 hour denomination is shown in Figures 10.4 and 10.5.
Ithaca HOURS have begun to attract a considerable amount of attention. It was the subject of the cover article in a recent issue of Mother Earth News (#139, Aug./Sept., 1993), and was featured in a major Japanese television broadcast seen by an estimated 35 million viewers. [ 79 ]
The foundation for the plan is a two-color tabloid newspaper called Ithaca MONEY , which Glover publishes and distributes free of charge. The newspaper contains information about the local economy, community self-help initiatives, and the benefits of local currencies, but its primary purpose is to publicize the individuals and businesses which have agreed to accept the local currency in payment for their goods and services. Each issue of the newspaper contains classified-type listings of both offers and requests for goods and services, as well as display ads. Ads can be paid for either in dollars or HOURS .
The means of issuance of HOURS is very simple. Each advertiser who agrees to accept HOURS in either full or partial payment, is issued notes worth 4 HOURS as a premium for his/her participation. They are then free to spend their HOURS on purchases from anyone willing to accept them; the seller need not be an Ithaca Money advertiser. Ithaca MONEY issues an additional 2 HOURS to those whose goods or services have been listed in four issues. Those who sign-up or renew at one of the monthly Barter Potlucks are paid a bonus of one HOUR .
Glover does not claim to be the issuer of a local currency but merely the publisher of a newspaper. The HOUR notes which advertisers receive have no foundation other than the agreement of his advertisers to accept them in trade. Decisions regarding operations are made collectively on an ad hoc basis by those who attend the monthly "Barter Potlucks" which are an informal adjunct to the publication of the newspaper.
The Ithaca HOUR plan includes a novel form of "tithing." Barter Potlucks have decided to support community organizations by making grants of HOURS which they can then spend for needed goods and services. The current policy provides that about 10% of all HOURS issued go into circulation as grants to local organizations. The allocation of HOUR grants among the organizational applicants is made by those attending each month's Barter Potluck. So far, grants have been made to 21 different organizations.
Besides the dedication and energy of its founder, the success of the Ithaca HOUR plan can probably be attributed mainly to its elegant simplicity. Other probable contributing factors are Ithaca's small size, its remoteness from any large city, and its highly educated and progressive population.
Ithaca MONEY has also begun offering a "Home Town Money Starter Kit" for $25 or 2 1/2 Ithaca HOURS . The kit includes "all start-up and maintenance procedures, forms, laws, news articles, computer programs, updates and an Ithaca MONEY subscription." As of late 1993, over 150 kits had been distributed to people in 39 states. See the Sources and Resources section for the address.
One area in which the Ithaca influence has taken hold is Boulder, Colorado. Patterned after the Ithaca model, Boulder HOURS were put into circulation beginning in mid-1993. HOURS are issued to members of the Boulder Barter Network who pay a $22 annual fee for membership, which includes a subscription to the Boulder Barter Directory , in which members advertise their offers and requests. Besides the annual membership fee, members pay $2 for each ad listed in the Directory. Copies of the Directory are also distributed throughout the Boulder area as a pull-out section in a local classified advertising paper called Freeadz .
Upon joining, each member receives an amount of HOUR notes equal to 4 hours, which s/he is then encouraged to spend into circulation. S/he agrees, in return, to accept at least some "barter money" when s/he makes a sale. As of December 1993, there were about 125 members and the Directory contained 491 listings. Boulder HOURS have been issued in denominations of 1/2, 1, and 2 hours, and like its Ithaca counterpart, each Boulder HOUR is considered to be equivalent to about $10 of official currency. Figures 10.6 and 10.7 show the front and back sides of a 1 hour note.
Another interesting development in cashless exchange is the service credit plan originated by Edgar Cahn. Cahn, a prominent lawyer, conceived the plan as a way of addressing the inadequacy of government programs intended to deal with social problems. He set out to create "a new kind of money," independent of government and central banks, which could be created by people themselves in the process of helping one another.
The basic idea is that a person can get credit for helping someone else now, and use those credits later to get similar services for him/herself or a family member. The plan was started with the exchange of a narrow range of services, primarily care of the elderly, education, and child care, but Cahn hopes that eventually, the range of services covered can be widely expanded.
The unit of credit in Cahn's service credit scheme is the "time dollar," equivalent to one hour of service. The intention is to exchange services on the basis of an hour for an hour. For example, when Mr. Green spends two hours of his time to help the elderly Mrs. Brown do her grocery shopping, he receives 2 time dollars credit to his account. Later, when Mr. Green is himself in need of help, he can claim 2 hours of service from someone else in the system.
Cahn, presumably because of his prominence and main-stream political contacts, has been able to gain a great deal of official support at both the state and federal levels. He states:
"(I) got it enacted into law, first in two states and the District of Columbia. I got the IRS to rule that it was tax-exempt and not barter in the conventional sense -- in the commercial sense." [ 80 ]
The IRS ruling that service credits are tax-exempt is a major milestone and has probably been a major factor in the rapid proliferation of Time Dollar programs around the country.
As of April 1993, there were 85 operational service credit programs operating in 26 states, plus an additional 20 programs being planned. The state of Missouri alone has 37 service credit programs. [ 81 ] The Missouri state government has been so enthusiastic about the plan, that it has guaranteed the value of service credits. It will go into the market to buy services for those who have earned credits, if there is no one willing to provide services for Time Dollars when needed. In Miami, participants are earning more than 10,000 Time Dollars a month by helping others. [ 82 ]
Time dollars provide recognition for services that would ordinarily be done by volunteers. One of the main advantages is that it allows participants, e. g. the elderly, teenagers, the unemployed, to "redefine themselves as producers and contributors rather than recipients of charity." [ 83 ]
Cahn also cites some other important outcomes of a service credit system; the social, community-building aspect. As he puts it:
". the very process of earning credits knits groups together. They begin having pot-luck lunches; and they begin forming neighborhood crime watch things, and they begin looking after each other and checking in; and they begin to set up food bank coops. (It) seems to act as a catalyst for the creation of group cohesion in a society where that kind of catalyst is difficult to find. " [ 84 ]
No comments:
Post a Comment